sábado, 13 de fevereiro de 2010

× O que são carboidratos, proteínas e lipídios?

Olá, hoje eu quero compartilhar algumas coisas que eu aprendi na aula de bioquímica, a respeito das gorduras. É meio complicado, mas vou tentar informar na linguagem acessivel.
Primeiramente alguns conceitos:
× Energia: Recebe o nome de ATP. Nossas células precisam dessa energia para manter suas funções (ficarem vivas). Todos os alimentos que ingerimos se transformam nesse tal ATP. A corresponde a um nome complicado (trifosfato de adenosina), mas é importante que você saiba somente que é energia.
× Caloria: é a quantidade de energia que um alimento gasta para elever em um grau a temperatura de 1g de água de 14,5ºC para 15,5ºC. É medida num aparelho louco chamado calorímetro (não dá pra medir em casa, só em laboratório). Por exemplo: 1 fatia de pizza quatro queijos tem 432kcal (quilocalorias), ou seja, essas 432kcal é a energia que essa pizza libera para elevar a temperatura da água um grau.
× CALORIAS podem ser traduzidas como toda a energia que o organismo absorve e gasta diariamente. São medidas de calor dos alimentos , o combustível do organismo , e elas são ingeridas através do que você come , como os carboidratos (pães , massas, legumes, frutas e verduras.) Estas são as primeiras a serem queimadas pelo corpo como fonte de energia, por isso são chamadas de CALORIAS RÁPIDAS.
A segunda fonte de calorias é as gorduras e proteínas (carnes, óleos , vegetais, leites, queijos e ovos). Apesar de produzir mais energia, é a segunda fonte e a que proporciona as reservas energéticas para o corpo humano. É classificada como CALORIAS LENTAS porque sua digestão é um pouco mais demorada.

A terceira fonte , que oferece CALORIAS VAZIAS, porque não traz nenhum benefício ao organismo nem fornece qualquer nutriente , são as bebidas alcoólicas, os refrigerantes e os doces.
OBS: Elimine portanto, as calorias vazias que não trazem benefícios para o seu organismo e só fazem engordar.
× Carboidrato: É a principal fonte de energia para nosso corpo. São os chamados açúcares, mas veja bem, não é só aquele açúcar branco que a gente usa para adoçar as coisas. São os amidos, as farinhas, as massas, o açúcar das frutas, legumes e verduras (frutose), o açúcar do leite e seus derivados (lactose). Todos esses açúcares, são processados pelo corpo na digestão, até chegar na forma mais simples de açúcar, a glicose, que é a principal fonte de energia do nosso corpo.
× Proteínas: As proteínas são os materiais que desempenham um maior número de funções nas células de todos os seres vivos. Por um lado, fazem parte da estrutura básica dos tecidos (músculos, tendões, pele, unhas, etc.) e, por outro, desempenham funções metabólicas e reguladoras (assimilação de nutrientes, transporte de oxigênio e de gorduras no sangue, desativação de materiais tóxicos ou perigosos, etc.).Também são os a base da estrutura do código genético (DNA) e dos sistemas de reconhecimento de organismos estranhos no sistema imune. São decompostas pela digestão em aminoácidos. São encontradas nos produtos de origem animal (carne, peixe, ovos, leite) e também em alguns alimentos de origem vegetal (feijão, soja).
× Lipídios: Nossa velha conhecida, a gordura. Pode parecer que gordura é somente ruim, mas sem a gordura nós morreriamos, pois existem vitaminas que só são assimiladas no corpo por causa da gordura (vitaminas lipossolúveis). Também são base para formação de diversos hormônios (ex. esteróides), são fonte de energia também. Tudo no corpo precisa de equilibrio, precisamos muito dos lipídios, mas na quantidade certa, pois o excesso, gera obesidade e problemas cardiovasculares.
× Carboidratos x Lipídios: Ambos são fontes de energia, mas o carboidrato é consumido mais rapidamente. Tem uma coisa: Excesso de carboidrato (glicose) é armazenado na forma de glicogênio, e através de um monte de processos complicados, que só a gente de bioquímica, que é tudo meio louco, estuda (tipo ciclo de krabs), acaba sendo armazenado como gordura, então, se empanturrar de chocolate, pizza e lasanha, vai virar tudo banha (gordura) e infelizmente o contrário não acontece, e mesmo que você fique sem comer dias, o corpo até vai buscar a reserva de energia (a tal banha), mas vão acontecer 3 coisas:
× O Corpo vai identificar que vc está passando por um período de fome e vai desacelerar o seu metabolismo para te preservar (então vc vai parar de perder peso por um tempo)
× A transformação em excesso de gordura em energia vai começar a liberar toxinas no sangue (corpos cetônicos) e seu corpo vai entrar em acidose metabólica (excesso de ácido no sangue), podendo até entrar em coma.
× Fora um monte de pelanca que você vai ficar.

× Solução: Além da dieta para reeducação alimentar (não tem jeito, tem que cortar mesmo as bombas calóricas) é extremamente necessário fazer exercícios físicos, pois o corpo começa a entrar em equilibrio, se uma célula muscular é estimulada, ela incha e vai ocupando o espaço da célula adiposa (de gordura). A célula muscular fica maior, mas ela é mais leve do que a célula adiposa, então mesmo que vc não perca 30kg, vai parecer mais magra (o). Mas não adianta querer fazer logo de cara uns levantamentos de peso e sair puxando ferro, correndo maratona ou triatlon. Tem que ser tudo aos poucos, senão vc não aguenta e desiste, fora as distenções musculares e a sobrecarga cardíaca. Se vc não tem o hábito de se exercitar, comece com caminhadas, aumente aos poucos, não se esqueça de se alongar.

Todo mundo quer emagrecer rápido, de uma vez só, mas do que adianta perder 10kg em uma semana, e recuperar tudo depois? O efeito sanfona é perigoso para o coração.
Espero ter ajudado, depois eu posto mais coisas.

5 comentários:

  1. eu comprei um remedio a base de lipidio , segundo o vendedor é um remedio para me dar mais energia , so que eu fis uma pesquisa e´eu ja não sei mais se devo continuar tomando esse remedio porque eu tenho problema vascular muito serio agora eu estou preocupado , ai eu pergunto devo ou não continuar a usar esse remedio?

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog, você organizou tudo muito bem e explica com uma clareza magnífica (e olha que eu sou professor, sou chato para isso)! Parabéns novamente!

    ResponderExcluir
  3. Eu tbm adorei a clareza que vc fez a explicação.Eu tenho mais facilidade em entender escutando,mas vc explicou assim tão clara e objetiva que entendi de primeira(não precisei ficar reelendo).PARABÉNS!

    ResponderExcluir